Porque associamos massagem a um serviço de spa? A um presente? Algo a fazer pontualmente, quando se tem uma dor ou tensão?
A massagem é muito mais.
Mais do que um presente, algo que se faz pontualmente ou um serviço de spa, a massagem é algo que deveremos fazer tantas vezes quantas pudermos.
Investir na nossa saúde não é um luxo. É um direito. É um dever.
A massagem não tem como finalidade, apenas, tirar tensão muscular, mas também tem efeito a nivel digestivo, circulatório, hormonal e energético.
Quantas horas por dia passamos nós a desgastar-nos fisica e emocionalmente sem que, muitas vezes, tenhamos essa noção?
Quantas más posturas temos ao longo do dia?
Quantas situações emocionais nos provocam tensão?
A massagem terapêutica foi criada há milhares de anos e é utilizada em todas as idades, desde bebés recém nascidos, tal como a massagem Indiana Shantala, até nas pessoas muito envelhecidas, em final de vida.
A massagem ativa-nos e relaxa-nos, dependendo da forma como é feita.
Existem diversas metodologias, variadas origens, muitas técnicas diferentes, todas elas válidas no que respeita a curar ou prevenir patologias.
A massagem é uma necessidade e algo que deverá ser feito com regularidade, mantendo corpo e emoções em harmonia.
As emoções negativas de medo, raiva, ansiedade, depressão e preocupação desenvolvem bloqueios de energia nos órgãos internos, bloqueios que se transformam em “nós” no abdómen.
Também o excesso de trabalho, stress, acidentes, cirurgias, toxinas, alimentação inadequada e má postura podem levar a problemas sérios.
Essas obstruções ocorrem no centro das funções vitais do corpo e reduzem o fluxo do Chi (energia), a nossa força vital.
Os órgãos contêm as essências da força espiritual de um ser humano. Quando obstruidos armazenam energias nocivas que podem transbordar para outros sistemas do corpo e manifestar-se como emoções negativas e energias tóxicas que criam um ciclo vicioso de negatividade e stress. Se não conseguem encontrar uma saída, alojam-se nos órgãos, inflamando-os ou vão para o abdómen, que por sua vez, processa apenas parte do resíduo emocional. O centro energético do corpo, localizado no umbigo, fica congestionado e isolado das outras partes.
Os antigos taoístas, além de terem percebido que as emoções negativas causam grandes males à saúde, prejudicando todas as funções físicas e espirituais, compreenderam também que a emoção humana é uma expressão energética e que certas emoções remetem a energia negativa disfarçada atrás de doenças físicas.
Estes estudiosos concluiram que muitas doenças poderiam ser curadas se as toxinas e as forças negativas que as criavam fossem eliminadas do corpo.
A massagem contribui, assim, para eliminar toxinas e emoções negativas, mantendo os órgãos livres de tensões e toxinas emocionais, conservando em todo o corpo um fluxo abundante de energias equilibradas.
O corpo é um processo continuo de energia que se transforma em matéria e de matéria que se dissolve em energia.
A massagem possibilita e facilita a fluidez de todos estes processos.