O desafio de estar em casa continua, os dias não são tão fáceis como desejávamos ... nem tão tranquilos como se idealizámos.
Como mãe de duas criançaas pequenas cheias de energia e como facilitadora de Yoga Kids, confesso que recorremos várias vezes à prática de Yoga, para nos focarmos na harmonia de todos e tentar afastar alguns momentos menos pacíficos.
Os dias são longos e intensos, vivenciamos muitas emoções, sensações, sentimentos e para todos eles existem posições físicas (ásanas) ou exercícios respiratórios (pránáyamas) que melhor facilitam o seu controlo ou identificação.
Mas neste momento creio que todos nós estamos mais focados no fortalecimento e estimulação do nosso sistema imunitário como na redução da ansiedade.
No Yoga encontramos a ajuda perfeita para estas
preocupações, onde conseguimos equilibrar o sistema nervoso e despertar a autoconfiança, autodominio, leveza e humildade.
Através de posturas (ásanas) e respirações (pránáyamas) conseguimos aliviar a tensão e melhorar o relacionamento pessoal e familiar, promovendo também a compaixão.
Há posturas que reduzem, outras que estimulam, mas certamente todas elas nos ajudam a flexibilizar e a fortalecer o corpo, que tende a ter menos movimento.
As respirações ajudam a tranquilizar a mente, acalmar e identificar sentimentos e sensações que vivenciamos e muitas vezes não damos conta deles, muitas vezes reagimos de forma mais reativa ou menos positiva, pois não conseguimos identificar de imediato o que estamos a sentir.
Este tempo em que a família se organiza para fazer a pática, é um ótimo momento para todos se sintonizarem nas mesma frequência e partilha. Olhar para os outros ao mesmo o tempo e com os mesmos olhos que olhamos para nós.