Qual a importância dos pontos Marma na prática de Yoga?

Os pontos marma são centros fundamentais de energia para a prática de Yoga,  desde as posturas (ásanas) até à meditação profunda (Dhyana). As posturas de yoga afetam a energia contida nos membros do corpo, nas articulações, na coluna, pois todas estas zonas têm pontos marma muito importantes.

Os àsanas podem ser usados para estimular e equilibrar os marma de várias formas. Por outro lado, também alguns marma podem ser manipulados enquanto a pessoa pratica diversos ásanas, com o intuito de aumentar os seus efeitos.

Os pontos marma estão ligados aos nadis (canais subtis) e aos chakras (centros energéticos) do corpo e da mente. Os pontos marma controlam a ligação entre o corpo físico e subtil e a ligação entre energia e informações entre eles. Isto significa que os pontos ou zonas marma são importantes para o tratamento do corpo subtil, bem como do corpo físico. Através do uso dos marma, somos capazes de restaurar as devidas ligações entre corpo subtil (as nossas energias e emoções internas) e o corpo físico (a nossa condição material), proporcionando-nos uma saúde melhor e mais vitalidade. Tal como nos sítios fulcrais de alojamento do prana no corpo, os marma podem ser usados juntamente com as práticas de respiração de Yoga (Pranayama). Através da respiração do Yoga, podemos direcionar o prana pelos diferentes marma tendo como objetivo a cura, aumentando os seus  fluxos de energia. Nos marma acumula-se stress que bloqueia a passagem de energia e de consciência. Assim, estes podem ser tratados com técnicas de relaxamento e da prática de yoga para libertar estes mesmos bloqueios.

As zonas marma representam ainda um papel importante em práticas de concentração, mantras e meditações mais elevadas e utilizadas durante a prática de yoga.

Alguns mantras especiais podem ser utilizados para alguns marma, com o intuito de aumentar a força física ou psicológica, tal como a nossa capacidade de adaptação e imunidade. As pessoas que meditam, regularmente, tornam-se sensíveis às condições dos pontos marma e têm consciência do fluxo energético que passa através deles , os quais, podem aprender a modificar através do pensamento e da força de vontade.

Com o desenvolvimento da concentração, as pessoas que meditam aprendem a energizar ou desbloquear pontos marma, sem grande necessidade de utilizarem métodos externos.

Para uma prática de yoga mais eficaz, é importante que os praticantes conheçam os locais e as funções dos pontos marma para aumentarem os benefícios do Yoga na sua vida.