Segundo o Ayurveda, nós não somos o que comemos mas o que assimilamos.
A forma como assimilamos é determinada pelo que fazemos no nosso dia-a-dia, pelo nosso comportamento, pelas nossas emoções, genética, entre outros fatores
Para que o nosso alimento seja o nosso medicamento e o medicamento o nosso alimento, devemos ter atenção ao que ingerimos e à forma como o fazemos: que alimentos combinamos, a que horas do dia, os sabores dos mesmos e se tudo isto ainda "combina" com quem somos.
Quando falamos em Nutrição Ayurvédica, falamos em harmonizar a nossa alimentação tendo por base a nossa constituição e os desequilibrios que vamos desenvolvendo ao longo da vida.
Termos ideia de que há alimentos incompativeis entre si e que quando ingeridos numa mesma refeição, poderão fazer com que estes não sejam bem digeridos, causando muitas vezes desconforto ou simplesmente não sejam assimilados. Daqui resulta que o nosso corpo não é bem nutrido e que podemos desenvolver algumas patologias.
Um equilibrio nutritivo, pressupõe uma boa mistura de alimentos adequada a cada pessoa e ao seu estilo de vida.
Quanto mais natural for o nosso estilo de vida, mais a nossa sensibilidade aumenta e mais facilmente percebemos o que o nosso corpo precisa de comer.