A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é uma medicina de origem Chinesa que tem por base o conjunto de medicinas/tratamentos tradicionais usados neste país. Esta medicina é considerada alternativa, e é a mais antiga forma de Medicina Oriental, porque engloba também outras medicinas da Ásia, tais como os sistemas médicos tradicionais do Japão, Coreia, Tibete, Mongólia e Índia.
Existem cada vez mais pessoas que procuram uma forma diferente de tratarem as suas doenças e muitas pessoas optam pela medicina tradicional chinesa. Atualmente são usados oito dos principais métodos da Medicina Chinesa tais como: Fitoterapia chinesa, Acupunctura, Tuina ou Tui Na, Dietoterapia (terapia alimentar chinesa), Auriculoterapia (tratamento pela orelha), Moxabustão, Ventosaterapia e Práticas físicas: Chi Kung, o Tai Chi e algumas artes marciais.
Algumas definições dos métodos da Medicina Tradicional Chinesa:
Consulta – Consiste numa avaliação, diagnóstico e inclusão de um tratamento, normalmente, com acupunctura;
Massagem Tui Na – é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa.
Acupunctura – consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, para obter efeito terapêutico em diversas condições.
Moxabustão – longo tempo de aplicação do fogo, trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano.
Chi Kung – Arte milenar, que visa o cultivo da nossa Essência (Jing), Energia Vital (Chi) e do Espírito (Shen).
Tai Chi- No Tai Chi encontramos a ideia de harmonia yin-yang para formar uma arte marcial interna do mais alto nível. Desenvolve a energia e força interna, agilidade e destreza física e mental, ajuda a focalizar a mente e a desenvolver a saúde, vitalidade e eficácia nas várias tarefas a que nos propomos no dia-a-dia.